Costa do Cerro participa do Congresso Brasileiro de RPPN

Os participantes do 4º Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) foram até a Cabanha Costa do Cerro, no bairro Lami, para dar início à elaboração do plano de manejo da reserva natural da propriedade. O mini curso, oferecido no Congresso, aconteceu no dia 29 de outubro, e foi coordenado pela geógrafa Maria Cristina Weyland Vieira, vice-presidente da Associação de RPPN de Minas Gerais (ARPEMG). Conforme explicou Cristina, plano de manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que devem nortear e regular o uso que se faz da área e o manejo dos recursos naturais. “É uma ferramenta importante de gestão para garantir a conservação ambiental da área, e que ainda pode atrair pesquisas e projetos”, acrescenta.

69642rppn2

Grupo elabora plano de manejo

Capital verde – Criada no ano 2000, a RPPN Costa do Cerro é a primeira reserva natural particular de Porto Alegre. Os proprietários Nairo e Iara Guerisoli, interessados em contribuir para a manutenção de áreas verdes na capital, delimitaram 12 hectares de sua propriedade para preservar inúmeras espécies vegetais e animais, características da Mata Atlântica. A reserva natural, localizada no Morro São Pedro, faz parte do roteiro turístico Caminhos Rurais e pode ser visitada, mediante agendamento.

Patrimônios da humanidade – Assim como Nairo e Iara, os demais participantes do Congresso estão ligados à vontade e ao interesse na conservação dos recursos naturais e no uso sustentável das terras, na constituição e no fortalecimento das redes nacionais de reservas privadas e na aplicação de ferramentas inovadoras que favoreçam a sustentabilidade.

O Rio Grande do Sul desempenha um importante papel no cenário da conservação em terras privadas no Brasil pela conservação do Bioma Mata Atlântica e do Bioma Pampa. O Estado abriga 32 RPPNs, sendo que apenas três possuem plano de manejo. Evidenciando assim a necessidade de projetos com vistas à obtenção de recursos para a realização de Planos de Manejo dessas unidades.

Saiba mais – O 4º CBRPPN, com o tema “A conservação voluntária por um Brasil sustentável”, ocorreu entre os dias 26 e 29 de outubro, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Participaram proprietários de reservas, gestores públicos, representantes de organizações, de empresas e de comunidades, pesquisadores, estudantes e demais interessados provenientes de várias regiões do Brasil e também do Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile.

Jornalista
Simone Moro – imprensa.prisma@gmail.com